Presente no lançamento do programa federal de Qualificação Profissional a Desempregados, o deputado Dr. Gimenez (PV), ao lado ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (PL) e do governador Mauro Mendes (DEM), lembrou da geração de emprego e renda promovido na região oeste a partir de recursos destinados, nestes três anos de mandato, à agricultura familiar. Ao todo, o Dr. Gimenez destinou R $1,2 milhão à região nesse segmento.
“Em um primeiro olhar, pode parecer que são braços de investimentos distintos. Mas não é. Quando investimos na agricultura familiar, promovemos a valorização do homem do campo. Essa promoção amplia a geração de vagas de emprego, aumentando a renda e fomentando a economia. A chegada desse grande programa federal em Mato Grosso conecta-se com esse segmento. Vamos conseguir ter mais ferramentas e, assim, alcançar essas famílias dos municípios, capacitando-as e levando mais conhecimento ao campo também”, ressaltou.
O lançamento aconteceu na manhã desta segunda (7), no Palácio Paiaguás. O programa de iniciativa, qualificação e reinserção visa capacitar jovens de 18 a 29 anos e adultos acima de 50 anos, que estão fora do mercado de trabalho. O Brasil, hoje, estipulou Onyx, tem cerca de 40 milhões de pessoas em situação de informalidade, dos quais 7,8 milhões são do grupo de jovens que nem trabalham nem estudam, conhecidos como Nem-Nem.
O governo federal, de acordo com o ministro, disponibilizará a plataforma de cursos às prefeituras. “ O programa é bem simplificado e a gestão será feita pelos municípios. São mais de 200 cursos remotos e cada prefeitura vai sinalizar sua capacidade e necessidade. Precisamos nos habituar a promover essas novas oportunidades para que possamos transformar vidas. É esse o grande objetivo do programa”, destacou.
Em consonância com isso, Mauro Mendes agradeceu o empenho do governo federal em desenvolver programas que consigam promover a capacitação. O governador pontuou ainda que Mato Grosso é um grande gerador de emprego, ficando atrás somente de Santa Catarina, porém é deficitário em mão de obra. “A implantação de programas como esse pode levar nosso estado a ser o primeiro em geração de emprego. E qualificar é o caminho para que isso seja possível”, projetou.
A solenidade também contou com várias autoridades do meio político. Estavam presentes o deputado Neri Geller (PP); a deputada estadual Janaina Riva (MDB); também deputado estadual, líder do governo no Parlamento, Dilmar Dal Bosco (DEM); e vários prefeitos, como o de Mirassol d’Oeste, Héctor Alvares (PSL).

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.
O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.